No dia 03 de abril de 2009 eu recebi um menino de 14 anos trazido pelo pai. Ele estava com problemas na escola, se sentia muito cansado e tinha medo de tudo e de todos.
No dia 03 de abril de 2009 eu recebi um menino de 14 anos trazido pelo pai. Ele estava com problemas na escola, se sentia muito cansado e tinha medo de tudo e de todos.
O Lucas tinha um quarto só para ele, mas não conseguia dormir lá. Tinha medo de ficar sozinho, do escuro, de sombras… Ele ficava tão tenso que só conseguia pegar no sono vencido pelo cansaço. No dia seguinte, não tinha vontade de fazer nada (porque não havia dormido o suficiente). Preferia dormir no quarto do irmão, para não ficar sozinho.
Ele sentia medo até durante o dia, o que o impedia de ir à piscina, ou a qualquer parte da casa quando estava sozinho. Ele tinha que ir sempre acompanhado de alguém.
O medo tomava conta quando ele chegava mais cedo na escola e se via sozinho na sala de aula, mesmo sabendo que tinha gente por perto. Ele também não conseguia ir sozinho às quadras do seu residencial, pois tinha medo de ver, sentir ou ouvir algo no caminho.
Chegou a tal ponto que virou uma tortura. Começamos a terapia combinada com a regressão de memória, limpando todas as crenças negativas. Aos poucos ele foi mudando, passando por várias fases. Após dois meses de tratamento (apenas oito sessões), ele teve alta.
Hoje ele não se importa em ficar sozinho em casa (tanto de dia, quanto de noite) e consegue dormir no seu próprio quarto. Está indo muito bem na escola e se livrou de todo o sofrimento, se tornando uma outra pessoa.
A decisão de contar essa história partiu dele, para servir de exemplo a outras pessoas que passam pelo mesmo sofrimento e mostrar que elas também podem se libertar deste medo.
Eu só posso agradecer por ter ajudado o Lucas a encontrar o seu caminho, enfrentando seus medos e dando uma lição de coragem e superação a todos nós.
Myriam Durante
Psicoterapeuta