No Brasil, a hipnose esportiva está começando a dar seus primeiros passos, mas a prática é utilizada em alguns países há mais de 100 anos.
A Rússia, por exemplo, fez uso da hipnose no treinamento de soldados da primeira e segunda guerras mundiais e na formação de atletas. Uma prova da eficiência da hipnose no esporte é a enorme quantidade de medalhes olímpicas conquistadas pela Rússia (e pela antiga União Soviética). A técnica também é utilizada no treinamento de atletas da Alemanha. Foi a a partir da hipnose que o neurologista alemão J.H.Shultz desenvolveu os treinamentos autógenos.
A Hipnose nos esportes é utilizada para:
- Potencializar os níveis de motivação e reduzir os níveis de ansiedade nos atletas.
- Avaliar as necessidades e competências dos atletas.
- Acompanhamento da equipe: avaliação comportamental de atletas em competição.
- Acompanhamento e valorização desportiva dos atletas.
- Informação e sensibilização dos pais dos atletas para a importância do papel do psicólogo.
- Trabalhar a auto-estima, os reflexos e o condicionamento físico dos atletas.
- Potencializar e maximizar resultados.
A hipnose é utilizada, fundamentalmente, para modificar a forma como é percebida a competição e para dar suporte tanto nos momentos difíceis, como nos de boa performance. Melhorando assim, o desempenho físico e mental do atleta.
Tudo o que eles pensam e sentem antes e durante uma competição pode fazer com eles se aproximem mais do que desejam ou se afastem do que querem conseguir. Num nível mais profundo, não são apenas os nossos pensamentos que operam a um grau consciente, mas são também as crenças subconscientes quem temos sobre nós mesmos e sobre aquilo que julgamos merecer que vão definir as nossas posições no pódium. É preciso pensar, agir, e sentir que consiguirá, mantendo o diálogo interno positivo e tendo a certeza do resultado. O corpo responderá a partir dos pensamentos que brotarem da mente.
Segundo pesquisas, existe uma semelhança muito grande para a mente entre fazer uma atividade qualquer ou imaginar que você está praticando a mesma. No transe, quando o indivíduo mantém sua atenção intensamente focada, é como se o atleta estivesse vivenciando uma partida de tênis, futebol ou squash, por exemplo. Por isso, é necessário acreditar de todas as maneiras que você vencerá, para não trair seu pensamento a qualquer minuto. Com isso em mente, o atleta adquire um maior equilíbrio emocional, físico e mental, resultando em melhor desempenho.
Os principais esportistas, em sua grande maioria, utilizaram técnicas de relaxamento e hipnose para melhorar seus desempenhos. É o caso de Ayrton Senna, Mike Tyson, Guga, entre outros.
O poder de ser quem realmente queremos ser está ao nosso alcance.
Vendo verdadeiramente os nossos sonhos tornarem-se realidade.
Myriam Durante
Psicoterapeuta