EM 22/09/2016, O PORTAL NOTICIA URBANA PUBLICOU A MATÉRIA "Insônia, como acordar desse pesadelo?" DESTACANDO PESQUISA REALIZADA PELO IPOM - INSTITUTO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO DA MENTE. CONFIRA A MATÉRIA
Insônia
A insônia é um problema nacional: 69% dos brasileiros avaliam o seu próprio sono como ruim ou insatisfatório, segundo um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM).
Os remédios mais consumidos no país de 2007 a 2010, segundo a Anvisa, eram contra ansiedade e insônia.
As causas mais comuns de insônia incluem:
Estresse
Preocupações relacionadas ao trabalho, estudos, saúde ou família podem manter sua mente ativa durante a noite, o que dificulta na hora de adormecer. Acontecimentos como morte ou adoecimento de um ente querido, divórcio ou perda de emprego, também podem desencadear episódios de insônia.
Ansiedade
Ansiedade diária, bem como transtornos graves de ansiedade, como o transtorno de estresse pós-traumático, pode atrapalhar o sono.
Depressão
Uma pessoa com depressão pode dormir mais do que o normal e pode também não conseguir dormir, simplesmente.
Outros motivos podem causar insônia:
•Mudança no ambiente ou horário de trabalho;
•Maus hábitos de sono;
•Medicações;
•Cafeína, nicotina e álcool;
•Comer muito tarde.
A falta de um sono tranquilo por vários dias deve ser tratada por um médico e pode precisar tanto de medicamentos quanto de mudanças de hábitos.
Alguns tratamentos são propostos para o combate à insônia:
Reflexologia
Essa técnica parte do princípio de que os pés possuem diversos pontos que se relacionam com regiões do corpo humano. Por meio de uma massagem específica nessa parte do corpo, é possível estimular o bom funcionamento de órgãos, glândulas e outras estruturas do corpo.
Acupuntura
A medicina tradicional chinesa entende que um distúrbio orgânico pode decorrer de um desequilíbrio dos chamados meridianos energéticos do corpo, a acupuntura usa instrumentos, como agulhas específicas, para fazer estímulos que recuperam o equilíbrio energético.
Homeopatia
Reconhecida como especialidade médica no Brasil, a homeopatia prega que sintomas emocionais compõem o conjunto sintomático da doença e que precisam ser levados em conta para que o tratamento seja completo. A técnica, portanto, é ótima para combater a insônia que está ligada a problemas emocionais.
Terapia ortomolecular
Essa técnica consiste no tratamento dos desequilíbrios químicos do organismo por meio da ingestão de vitaminas e minerais. Ajuda a regular o cortisol (hormônio do estresse), e também neurotransmissores cerebrais relacionados ao bem-estar, como a serotonina, adrenalina e dopamina, que também favorecem o sono.
Outras técnicas:
Microfisioterapia, meditação, shiatsu, entre outros.