EM 18/11/2015, O SITE APONTADOR PUBLICOU A MATÉRIA "PRIVAÇÃO DO SONO: VEJA O QUE ACONTECE COM O NOSSO CORPO QUANDO NÃO DORMIMOS DIREITO", CITANDO DADOS DA PESQUISA SOBRE O SONO REALIZADA PELO IPOM - INSTITUTO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO DA MENTE.
O sempre interessante TedEd fez um vídeo bem legal sobre os problemas de quem não dorme. E eles têm muito a ver conosco aqui no Brasil. Um estudo do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente mostrou que 69% dos brasileiros têm problemas de sono.
O clipe do TedEd começa contanto a história de Randy, um estudante do colegial de apenas 17 anos que ficou acordado por 264 horas — ou 11 dias — no ano de 1965. No segundo dia, os seus olhos perderam o foco, depois ele perdeu a habilidade de identificar objetos com o tato.
No dia 3, estava muito mal-humorado e descoordenado. Ao final do experimento, ele não conseguia se concentrar, ficou paranoico e teve alucinações. O caso de Randy é extremo, é claro, mas dormir pouco pode afetar os seus hormônios, trazer doenças e até levar à morte.
Estudos mostram que adultos precisam de 7 a 8 horas de sono por dia, enquanto adolescentes precisam de uma média de 10 horas. Quando não dormimos direito, o aprendizado, o humor e o tempo de reação a estímulos são afetados. Além disso, a privação do sono pode desencadear casos de diabetes e obesidade. Pesquisas mostram que dormir menos de 6 horas também aumenta o risco de infarto em 4,5 vezes.