Período de provas: Saiba como lidar com a ansiedade



Data: 26 de outubro de 2015   |   Categoria: Imprensa



EM 26/10/2015, O SITE MAXPRESSNET PUBLICOU A MATÉRIA "PERÍODO DE PROVAS: SAIBA COMO LIDAR COM A ANSIEDADE", CITANDO DADOS DA PESQUISA REALIZADA PELO IPOM - INSTITUTO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO DA MENTE.

Falta de equilíbrio emocional pode comprometer o desempenho durante a realização de um teste importante.

Todo período que antecede exames importantes como o vestibular ou provas finais, normalmente, é marcado por muita tensão, ansiedade e nervosismo. Mas, você sabia que a forma como lida com as emoções pode ser um fator determinante para seu desempenho na prova?

“A falta de equilíbrio emocional pode comprometer o funcionamento adequado da memória, diminuir o foco e a concentração do estudante”, afirma a gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Dra. Talita Poli Biason.

Um estudo realizado pelo IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente) em parceria com o Instituto Sou + Jovem, com 1300 estudantes, apontou que cerca de 67% deles apresentavam dificuldades para manter a concentração e não conseguiam assimilar conteúdos no ano acadêmico devido aos níveis de ansiedade.

De acordo com a médica, sentir ansiedade em um período de prova é normal. Porém, é necessário que o aluno fique atento com relação a intensidade do transtorno. “Níveis altos de tensão podem causar alterações fisiológicas, como o aumento da pressão sanguínea, respiração, frequência de pulso e ainda gerar desgaste corporal e fadiga. Nesses casos, o mais indicado é buscar ajuda de um especialista”, recomenda.

O médico realizará uma avaliação clínica para identificação do grau do transtorno. O tratamento irá variar de acordo com os sintomas de cada um. Para alguns casos, pode ser sugerido o uso de medicamentos fitoterápicos, como os que contêm Passiflora incarnata L. Esses produtos podem auxiliar na diminuição dos níveis da tensão e do estresse que atrapalham a jornada de preparação para as provas.

Orientações importantes
Algumas medidas adotadas no cotidiano podem auxiliar na redução do transtorno e, consequentemente, melhorar o rendimento do aluno. “Dormir bem tem um papel importante para o desempenho do jovem, pois é durante o sono que toda a informação recebida no dia é consolidada”, informa a médica.

O sono contribui ainda para a diminuição da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e proporciona relaxamento muscular. "Além dos cuidados com o sono, é orientada a realização de atividades que promovam relaxamento e distração, como exercícios físicos, um passeio entre amigos, entre outras tarefas”, conclui a Dra. Talita.

Sobre o Sintocalmy
Produzido à base de Passiflora incarnat L., que contém propriedades sedativas e ansiolíticas, Sintocalmy é um fitoterápico indicado para o tratamento de ansiedade, irritação, agitação nervosa e insônia. O medicamento é disponibilizado em gotas e comprimidos e é isento de prescrição médica.
www.facebook.com/noseutempo

Confira na íntegra