Em 26/06/2014, o TopVitrine, publicou a matéria "Pessimismo faz mal à saúde", referindo-se ao resultado da pesquisa do IPOM - Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente - e citando a psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante.
Diante da clássica pergunta se o copo está meio cheio ou meio vazio, qual é a sua resposta? Se você respondeu vazio tem bons motivos para ficar atendo à sua saúde. De acordo com Myriam Durante, psicoterapeuta, hipnóloga e presidente do IPOM - Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente - quem é pessimista tem cerca de 80% de chances a mais de desenvolver algum tipo de doença mental.
"Aqueles que frequentemente se deixam dominar por pensamentos negativos, que só veem o lado ruim das coisas e estão sempre achando que o pior pode acontecer, correm um sério risco de adoecer fisicamente. Todas as nossas ações afetam diretamente a nossa saúde mental. O nosso cérebro registra todos os nossos pensamentos como reais e passa a agir de acordo com eles. Se acreditamos que o pior pode acontecer, fatalmente vamos atrair coisas negativas para a nossa vida", explica a psicoterapeuta.
De acordo com Myriam Durante, o pessimista precisa ficar atento aos sinais que o seu corpo emite, como dores de cabeça, sensação prolongada de estafa, tensão muscular e insônia. "Caso perceba alguns desses sinais, é hora de procurar ajuda de um especialista", alerta a psicoterapeuta.
No entanto, para não chegar a esse ponto, Myriam explica que é possível, por meio do treinamento mental, combater o pessimismo, o derrotismo e o pensamento negativo.
"O pessimista vê dificuldade em tudo e isso influencia fortemente a maneira pela qual ele age frente às diferentes situações. Ele precisa aprender a condicionar a mente para impedir que esses sentimentos ruins ganhem espaço. E isso se consegue aprendendo a controlar a própria mente", explica Myriam.
Confira as dicas da especialista para combater o pessimismo
- Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para poder mudar os comportamentos negativos e melhorar a qualidade de vida
- Preste atenção em como os maus pensamentos - aqueles que geram preocupação, raiva, frustração ou mágoa - surgem na sua mente. Uma ideia leva à outra e, de repente, você fica tenso e se deixa envolver por estes pensamentos
- Todas as vezes que pensar ou falar algo negativo, pense em duas coisas positivas
- Estabeleça metas. Faça uma lista das suas prioridades. Planeje um passo de cada vez e estabeleça metas mais realistas. Desta maneira, fica mais fácil. Assim você não desanima ou desiste antes de alcançá-los
- Quando se sentir para baixo ou desanimado, perceba quais foram os pensamentos que te conduziram a este estado. Descobrir quais são eles é o primeiro passo para evitá-los
- Aceite o passado, perdoe a si mesmo e se liberte de situações que já aconteceram e que não podem ser alteradas.
- Pense com frequência em seus pontos fortes e nas suas conquistas. Agindo assim você eleva sua autoestima e se sente mais confiante diante dos desafios
- Tente controlar a ansiedade e não se preocupe com o futuro. Viva o presente
- Pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação balanceada e cuide bem do seu sono.
Sobre Myriam Durante
Myriam Durante é psicoterapeuta holística e hipnóloga, além de ser fundadora e presidente do IPOM - Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente. A especialista faz parte do GEH - Grupo de Estudo de Hipnose - ligado ao Departamento de Psicobiologia da Unifesp, e do ISMA - International Stress Management Association. O relaxamento criado pela especialista está no Youtube e já foi visto por mais de 95 mil pessoas em 98 países.