Em 25/10/2013, a psicoterapeuta e hipnóloga Myriam Durante deu uma entrevista para um dos portais interativos de noticias, o Paran@shop , falando sobre como os estudantes podem controlar o estresse para não comprometer o resultado do Enem 2013. Confira!
A época de exames está para começar, provocando uma onda de estresse e ansiedade nos estudantes. Até mesmo que se dedicou o ano todo, estudando pra valer, não consegue evitar que a pressão por uma aprovação provoque frio na barriga, noites mal dormidas e um nervosismo fora do controle.
De acordo com Myriam Durante psicoterapeuta e hipnóloga, em muitos casos é a falta de controle emocional, e não o desconhecimento do conteúdo da matéria, que faz o aluno ter um mau desempenho nas provas. “Quando chega o grande dia, no momento em que os candidatos recebem a prova, todas as energias passam a se concentrar ali, em torno daquelas folhas que podem decidir seu destino. E em muitos casos eles falham, pois acabam cedendo à pressão do emocional e fracassam”.
Segundo a especialista o estresse (por medo, ansiedade, insegurança, etc) e a falta de concentração (por excesso de confiança, euforia, desleixo, entre outros, são os fatores que mais atrapalham os candidatos. Myriam explica que, quando o corpo passa por um estresse emocional muito forte, desequilibra todas as emoções. “Modificamos toda nossa fisiologia e também os processos inconscientes do corpo, como temperatura, freqüência de pulso, respiração e pressão sanguínea. Para manter o equilíbrio, o aluno precisa aprender a relaxar, encontrar uma maneira de amenizar o stress. Para isso, existem recomenda técnicas de meditação, condicionamento mental, pensamento positivo e visualização”, explica.
Quando o corpo está relaxado a pressão sanguínea abaixa e os batimentos cardíacos diminuem, o que tranqüiliza a mente, permitindo que os sentidos captem melhor as informações, que a memória funcione melhor, que o raciocínio tenha um encadeamento mais lógico e que poderes adicionais – como a intuição e a criatividade – sejam trazidos para o processo.
A psicoterapeuta recomenda um exercício que pode ajudar o estudante em períodos estressantes e fazê-lo chegar ao dia do exame calmo e com total certeza do resultado positivo. “Ele deve fazer três vezes por semana, não leva mais do que cinco minutos. O indicado é fazer em um lugar tranqüilo, sem barulho ou o entra e sai de pessoas:
- Coloque uma música relaxante e procure a posição mais confortável possível.
- Faça de uma a três respirações longas e profundas.
- Imagine e visualize você indo para o vestibular calmo e tranqüilo. Você estudou, sabe a matéria e vai lembrar tudo, obtendo um excelente resultado.
- A partir de hoje, repita quantas vezes quiser e acredite nesta frase: `Eu sou muito inteligente, calmo e criativo´.
Sobre Myriam Durante – www.myriamdurante.com.br
Myriam Durante é psicoterapeuta holística e hipnóloga, além de ser fundadora e presidente do IPOM – Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente. A especialista faz parte do GEH – Grupo de Estudo de Hipnose – ligado ao departamento de psicobiologia da Unifesp, e do ISMA – International Stress Management Association. Nesse ano foi palestrante no 3º Congresso Sul-Americano de Hipnose, o HIPNOSUR, onde apresentou estudos ligados doenças psicossomáticas. O relaxamento criado pela especialista está no Youtube e já foi visto por mais de 53 mil pessoas em 87 países. Para assistira s vídeos e saber mais sobre a especialista acesse o site: www.myriamdurante.com.br.
Confira matéria na íntegra: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=26170