Em 31/01/2013, o site www.qualicorp.com.br publicou matéria sobre a Pesquisa do Sono realizada pelo IPOM. Confira!
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) descobriu que 69% dos brasileiros avaliam seu próprio sono como ruim e insatisfatório. Para chegar aos resultados, a pesquisa consultou cerca de dois mil brasileiros com idades entre 20 e 60 anos. Desse percentual de pessoas que não dorme bem, 82% afirmam sentir cansaço, sonolência e queda de rendimento em suas atividades durante o dia posterior à noite mal dormida. Outros 25% confirmam que têm dificuldade em pegar no sono, enquanto 18% dizem não conseguir mantê-lo durante toda a noite – despertam e não voltam a dormir. Já 36% declaram que acordam e voltam a dormir várias vezes.
A pesquisa do IPOM também constatou quais são os principais problemas que vem tirando o sono do brasileiro. Preocupações com problemas familiares e financeiros (50%), estresse (40%) e dificuldade de se desligar dos estímulos eletrônicos (28%) – como televisão, celular e internet – estão no topo das razões para problemas no sono.
“Há cinco anos, apenas 55% dos brasileiros declaravam ter problemas relacionados ao sonho”, diz. “Hoje, esse percentual cresceu 14%, assim como a média de noites mal dormidas que passaram de duas ou três por semana para quatro e cinco, fator que pode causar grandes prejuízos para a saúde”, afirma Myriam Durante, psicoterapeuta e presidente do IPOM.
Confira a matéria na íntegra: http://www.qualicorp.com.br/qualicorp/ecp/comunidade.do?app=portalqualicorp&idNoticia=29998&view=interna