Você é um vencedor ou um derrotado?
Data: 24 de octubre de 2014 | Categories: Imprensa
Em 20/06/2014 a Sociedade Gaúcha de Coaching publicou a matéria "Você é um vencedor ou um derrotado?" citando a psicoterapeuta holística e hipnóloga Myriam Durante.
Há quem acredite que o sucesso profissional está ligado à sorte. No entanto, no dia-a-dia das empresas, o que se comprova é que chegar ao topo na carreira depende de fatores bem mais concretos do que um dia de azar.
De acordo com Myriam Durante, presidente do IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente), as atitudes que os profissionais tomam diante dos desafios e os hábitos que eles incorporam em sua rotina de trabalho é que acabam conduzindo ao êxito profissional.
“O sucesso ou o fracasso não depende de quanta força você coloca em uma tentativa, mas da persistência no que se quer fazer. Ter uma boa bagagem, experiência e conhecimento são importantes, mas não garantem que o profissional se torne um vencedor. O que faz a diferença é a sua postura em relação às dificuldades, sua habilidade em lidar com imprevistos e em se manter focado em seus objetivos”, explica a especialista.
De acordo com a psicoterapeuta, quem deseja alcançar o sucesso deve ficar atento ao seu comportamento. E o autoconhecimento é fundamental para que o profissional faça uma avaliação sincera de seus atos e consiga se policiar para tomar as atitudes certas. “Para ter sucesso, o profissional deve desenvolver as atitudes que fazem parte das pessoas vencedoras. Ele precisa pensar e agir como alguém que vencerá a partida. Deixando sua mente poluída por pensamentos pequenos e negativos, já estará derrotado”, afirma Myriam Durante.
Abaixo está uma lista feita pela especialista que define vencedor ou perdedor. Veja a posição em que você se encaixa:
Vencedor
Trabalha muito e sempre arranja tempo para si próprio.
Enfrenta os desafios um a um.
Compromete-se, dá a sua palavra e cumpre.
Tem em mente que é um bom profissional, mas será ainda melhor.
Ouve, compreende e responde.
Respeita os que sabem mais e procura aprender algo com eles.
Sente-se responsável por algo além do seu trabalho.
Acredita sempre que “Deve haver uma forma melhor de se fazer…”
É parte da solução.
Vê o cenário na sua totalidade, e não apenas do ângulo que lhe convém.
Quando comete um erro, diz: “Enganei-me, mas aprendi a lição e não vou repetir o mesmo erro”.
Sabe que o resultado das coisas depende de si.
Derrotado
Está sempre “muito ocupado” e não tem tempo nem para si.
Contorna os desafios e nem se atreve a enfrentá-los.
Faz promessa, não consegue cumprir, mete os pés no meio do caminho e justifica-se.
Sente que não é um profissional tão mal assim, e que há pessoas piores no mercado.
Não espera que chegue a sua vez de falar.
Resiste a quem sabe mais e procura destacar os seus defeitos.
Não se compromete nunca e diz sempre: “Faço o meu trabalho e é o que basta”.
Tem em mente que “sempre fizemos assim e não há outra maneira.”
É parte do problema.
Acredita que não há nada que possa acrescentar para melhorar
Quando erra diz: “A culpa não foi minha” e responsabiliza terceiros.
Sente-se vitima perante uma adversidade.