CUIDAR DA MENTE É JIU-JITSU: BENEFÍCIOS DO JIU-JITSU PARA A SAÚDE MENTAL



Data: 05 de noviembre de 2015   |   Categories: Imprensa



EM 30/10/2015, O SITE GRACIE BARRA, PUBLICOU A MATÉRIA "CUIDAR DA MENTE É JIU-JITSU: BENEFÍCIOS DO JIU-JITSU PARA A SAÚDE MENTAL"; DESTACANDO OS RESULTADOS DA PESQUISA REALIZADA PELO IPOM - INSTITUTO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO DA MENTE SOBRE OS PROBLEMAS LIGADOS AO SONO.

CONFIRA:

O corpo é a principal ferramenta para a prática das artes marciais, mas não a única. O corpo não funciona sozinho, além de um bom condicionamento físico é preciso que o praticante tenha uma mente saudável.

Vestir o kimono, concluir a aula e dar o sagrado treino de cada dia pode ajudá-lo muito mais do que você pensa. Além da perda dos quilinhos extras, aumento da capacidade respiratória, fortalecimento muscular e melhora estética, fazer jiu-jitsu  traz outros benefícios que ultrapassam as barreiras físicas e atingem a saúde psíquica.

Não é a toa que o nome dessa seção do nosso site é “Cuidar da Mente é Jiu-Jitsu”. A arte suave proporciona um estilo de vida que abrange cuidados vitais para continuarmos na jornada dos tatames. A alimentação, o físico e a mente funcionam de maneira mútua para que todo o resto esteja ok. Sem estar bem preparado nesses aspectos, não haverá um bom resultado nas batalhas das competições e da vida. Conheça os adversários psíquicos que você pode derrotar treinando jiu-jitsu:

Ansiedade
As preocupações em resolver os problemas do dia a dia, contas para pagar, trabalho, filhos e etc, tudo isso, muitas vezes levam as pessoas a se entregarem aos problemas emocionais.
O jiu-jitsu funciona como uma válvula de escape nesses casos. A prática da arte suave ajuda o organismo a blindar o corpo contra as consequências do estresse na saúde física e mental.


Mau Sono
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população brasileira sofre com algum distúrbio do sono. Entre os jovens esse número é ainda mais assustador, 88% dormem mal e apresentam problemas ligados ao sono, segundo a pesquisa realizada pela IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente) em conjunto ao Instituto Sou + Jovem.

Pessoas que se exercitam estão livres dos malefícios do sedentarismo e possuem um sono de melhor qualidade. Os exercícios ajudam na liberação de importantes hormônios para uma boa noite de sono. Levantar da cama no dia seguinte não será mais uma dificuldade.

Memória
Suar a camisa não exercita só os músculos do corpo, como também bota o cérebro para “malhar”. Ao melhorar sua aptidão aeróbica, você contribuiu para um desempenho positivo das suas funções cognitivas, mantendo a integridade da massa encefálica e do sistema cardiovascular. Fazer jiu-jitsu é garantia de boa memória.

Confira na íntegra.