Recomece



Data: 25 de janeiro de 2012   |   Categoria: Artigo



Como psicoterapeuta, eu atendo muitos casais que tentam resgatar seu casamento. Procuro fazer primeiro uma terapia individual e só depois em conjunto.

Pude perceber que ambos precisam desabafar e colocar tudo para fora, mas que nem sempre conseguem fazer-los na frente do outro. O mais curioso é que as queixas são sempre muito parecidas: falta de carinho, atenção, desgaste na relação…


Com isso, você descobre que, no fundo, eles só não se enxergam mais. Na correria do dia a dia às vezes não sobra tempo para nada. Assim, acabamos passando por cima das pequenas coisas que mantém um relacionamento feliz.
Quantas vezes, ao se emocionar assistindo a um filme romântico, você não pensou: “antes ele(a) me mandava flores” ou “antes ele(a) fazia isso e não faz mais”…?


Quantas vezes nós olhamos para o(a) nosso(a) companheiro(a) e não falamos nada, mesmo querendo falar muito? Vamos engolindo e deixando pra lá.


Quantas vezes nós queremos dar um abraço ou fazer qualquer outro carinho e ficamos com receio de parecer bobos ou com medo da reação do outro?


Quantas vezes ficamos com vergonha de nossos filhos, como se andar de mãos dadas ou dar um beijo no(a) nosso(a) companheiro(a) fosse algo vergonhoso?


Com todas essas reservas, vamos nos fechando e levando a vida. Nos ocupamos com a casa, o trabalho, os filhos e nos esquecemos de nós mesmos: dos nossos sonhos e desejos, achando que o nosso tempo já passou.


Nós estamos sempre esperando o momento certo para falar ou fazer algo e, muitas vezes, quando nos damos conta já se passaram muitos anos e ganhamos muitas mágoas e ressentimentos – na maioria dos casos – sem muita razão.
Encontre um tempo só para você, um lugar só seu. Relaxe, respire fundo e pense na sua vida.


Você já reparou que o tempo passa muito rápido? Nós vivemos num mundo muito corrido, então não espere mais, o momento certo está ai, só depende de você deixar que ele aconteça.


Muitas pessoas acham que podem deixar para serem felizes amanhã, que hoje é muito difícil e sempre inventam uma desculpa. Mas quando resolverem tentar, pode ser que seja tarde demais.


Existem momentos que simplesmente não voltam. As pessoas mudam, envelhecem e, às vezes, engordam, mas no fundo continuam sendo as mesmas por quem nos apaixonamos. O que falta é abrir nosso coração e deixar o medo e o orgulho de lado, e, então, recomeçar.


Myriam Durante
Psicoterapeuta e hipnóloga